Blog da Leardi

Itens de casa que precisam ser trocados com frequência e talvez você não sabia!

  • 24/04/2025

Durante a rotina de manutenção e limpeza doméstica, acabamos fazendo sempre o mais simples e usando o que temos. Alguns itens, entretanto, apesar de não parecer, têm uma validade curta e podem acabar mais atrapalhando do que ajudando na hora da higienização ou uso. Outros, ainda, podem até representar perigo à saúde dos moradores.

Filtro da máquina de lavar

Esta peça retém fiapos, restos de sabão e sujeira das roupas, e quando fica muito sujo ou entupido, pode comprometer a eficiência da lavagem e até deixar um cheiro ruim nas roupas, como explica Giovani Miranda, diretor de qualidade da empresa de serviços domésticos Parafuzo. "O recomendado é fazer uma limpeza a cada 15 dias e substituir o filtro sempre que perceber que ele está rasgado, entupido ou desgastado", explica. É importante lembrar de fazer esta manutenção com a máquina desligada da tomada.

Filtros do ar-condicionado

O mesmo serve para os filtros do ar-condicionado. Por mais que fiquem escondidos, é bom não esquecer deles se não quiser aumentar alergias e problemas respiratórios. Giovani alerta para a troca a cada seis meses e um ano, ou conforme a recomendação do fabricante. "Um filtro sujo faz com que o ar-condicionado trabalhe mais e consuma mais energia, além de comprometer a qualidade do ar que respiramos. Poeira, ácaros e fungos se acumulam ali e podem causar alergias e outros problemas respiratórios. Para evitar isso, o ideal é limpar o filtro uma vez por mês e trocá-lo", indica.

Esponjas "dupla face"

Esponjas "dupla face", também conhecidas como as esponjas de lavar louça, mas que também são usadas para outros tipos de limpeza, também devem ser trocadas frequentemente. Conforme o especialista em limpeza Mauro Sátros, o tempo máximo de uso desse item é de 7 dias, já que é um dos primeiros passos na higienização de locais com bactéria. "É um dos principais receptores e proliferadores de bactérias, pois tem, inclusive, o armazenamento de alimentos que se fixam nas fibras. Após o uso, recomendo a lavagem com detergente e água fervente, até completar os 7 dias", sugere.

Giovani complementa dizendo que entre as bactérias mais encontradas nestas esponjas, destaca-se a Escherichia coli, comum no intestino e em fezes de animais e humanos, e Salmonella, causadora de infecções intestinais. "Mesmo lavando, elas não ficam 100% livres de microrganismos, o que pode causar contaminação cruzada na cozinha", explica.


Fonte: revistacasaejardim.globo.com



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail